Logos
Mondelez Internacional

Enviar para um amigo

Crescer Nosso Negócio

Home / Crescer Nosso Negócio / Por que o chocolate às vezes fica esbranquiçado?

10/12/2018

Por que o chocolate às vezes fica esbranquiçado?

Quem nunca percebeu um chocolate derretendo dentro do armário, enfiou na geladeira e depois se perguntou por quê ele tinha ficado todo branco? Ou então comprou aquela barra da loja que estava com o ar condicionado ligado, e quando chegou em casa após um dia quente, percebeu uma diferença na coloração? Isso tem uma explicação científica, sabia? Mas antes de entrarmos nas questões técnicas desse aspecto do chocolate, fique tranquilo, porque essa aparência não impacta na qualidade, segurança e, muito menos, na sua saúde.


Há dois tipos de florescimento, conhecidos como “bloom”: quando o chocolate fica esbranquiçado que, em termos científicos, chamamos de Fat Bloom (migração dos cristais instáveis que derretem e migram para a superfície do chocolate), e a cristalização do açúcar, que é quando se formam cristais de açúcar em cima do chocolate, conhecido como Sugar Bloom.


No Brasil, o mais comum é o Fat Bloom, e adivinhem por quê? Acertou quem apostou no calor. A gordura natural do cacau (manteiga de cacau) é totalmente sólida quando está a 5ºC e derrete completamente aos 36ºC. Se o chocolate não estiver armazenado em temperatura adequada de 10º a 20º e for exposto a variações (quente/frio), este processo pode ocorrer.  


Geralmente, quando pegamos o chocolate com nossa mão quente, esse branco derrete e parece que o chocolate está suando, mas nada mais é do que os ingredientes do cacau voltando ao estado normal. Isso não faz mal algum para a saúde, ok?



A indústria de chocolate já estuda uma maneira de diminuir esse processo, afinal, muitos consumidores acabam confundindo esse esbranquiçamento com sendo um risco para o consumo e isso não é verdade. Assim, preparamos algumas dicas simples para você armazenar seu chocolate.



  • Manter o chocolate em local seco e longe do sol, temperatura ideal de 10º a 20º, ou seja, não será temperatura ambiente caso você viva em uma cidade muito quente;

  • Mantenha o chocolate embalado, fechado de forma correta, pode ser até em algum potinho que tenha em casa. Foi pensando nisso que a Lacta mudou há alguns anos sua embalagem, com selagem abre e fecha mais fácil.


Seguindo essas dicas, seu chocolate vai estar sempre  macio e saboroso!


Mas lembre-se, caso perceba algo diferente do que falamos nas dicas acima, nossa recomendação é entrar em contato diretamente com o Centro de Atendimento ao Consumidor que eles vão te dar todo o suporte necessário (0800 7041940).


 


 


 


 


Enviar para um amigo

Não perca as novidades da Mondelēz International

Fique por dentro de todas as nossas novidades assinando nossa newsletter oficial.