Logos
Mondelez Internacional

Enviar para um amigo

Crescer Nosso Impacto

Home / Crescer Nosso Impacto / Colheita de Chocolate

09/12/2018

Colheita de Chocolate

Valcilene dos Santos, residente no estado do Pará, tem uma relação direta com você, sabia? Além de amar chocolate, ela e a família são produtores de cacau, aquele grão usado para fazer os deliciosos chocolates Lacta. Mas para garantir o cacau da melhor qualidade, é preciso cuidar da cadeia produtiva deste insumo, e nós também temos que fazer nossa parte, não é mesmo?



Amêndoas de cacau


E é por isso que estamos mais que felizes em anunciar a expansão do programa de sustentabilidade de cacau da Mondelēz International, o Cocoa Life, aqui no Brasil! Com o programa, será possível capacitar agricultores com foco na sustentabilidade e rentabilidade do cultivo. Além disso, também vamos impactar positivamente na restauração da nossa floresta: você sabia que o cacau é nativo da Amazônia? Sim, com o projeto vamos influenciar diretamente a recuperação do bioma amazônico. Cinco países já fazem parte dessa cadeia sustentável: Gana, Costa do Marfim, Indonésia, Índia e República Dominicana; e agora, vamos atuar nos estados do Pará e Bahia, que são os maiores produtores de cacau no país.


Além da Valcilene, mais de 100 famílias já fazem parte do programa Cocoa Life no Brasil, e vamos continuar crescendo para que mais Valcilenes se tornem agentes da restauração da floresta Amazônica e da produção desse diamante negro. Em parceria com a TNC (The Nature Conservancy) e o projeto Cacau Floresta, o Cocoa Life vai crescer e dar mais vida para a nossa floresta Amazônica! 



Fazenda de cacau da Valcilene


O Pará tem o maior índice de desmatamento da Amazônia Legal, de acordo com o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). O prejuízo à fauna, flora e ao clima são extensos, e é preciso atuação contínua para mudar essa realidade. Vamos investir cerca de RS 2 milhões nos próximos três anos e temos a meta de impactar mais de 1.500 produtores e famílias paraenses, direta e indiretamente, com o incentivo à agricultura familiar e práticas de zero desmatamento


Na Bahia, vamos continuar com o programa “Renova Cacau”, que desde 2014 coleta e analisa dados para auxiliar e capacitar os produtores a aplicarem técnicas de reabilitação das terras e experimentação de novas localidades de plantio. O estado é o segundo maior produtor de cacau do país, e com essa riqueza toda, nos alimenta de muita informação para estudar e avaliar como melhorar a qualidade dos grãos que colhemos por aqui!



 


 


 


Enviar para um amigo

Não perca as novidades da Mondelēz International

Fique por dentro de todas as nossas novidades assinando nossa newsletter oficial.